Leia Coluna do Jonas deste sábado, 31

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado,31 de Outubro. Dia das Bruxas (Halloween). Dia da Reforma Protestante. Dia do Saci. Dia Nacional da Poesia. Dia Mundial da Poupança. Dia da Dona de Casa.

Contagem Regressiva: Faltam 14 dias para 15 de Novembro

Pensamento: "Quem tem boca fala o que quer, quem é inteligente filtra o que ouve." – Mateus Gnuztman

Musica: Good bye - Air supply

Niver: Clovis José da Silva, Terezinha Candido, Sival Alves Araujo, Paulo Henrique, Jeto Marques, Vanilza Sousa, Alexandre De Godoy SantAna, Gilmar Jose. Marte Reis. Salud. Felicitá. Deus abençoe grandemente.
Horário ampliado

As eleições de 15 de novembro terão mais tempo de votação e prioridade para os eleitores mais velhos em determinado período. O horário de votação será das 7h às 17h, considerando sempre o horário local. As primeiras três horas, das 7h às 10h, serão preferenciais para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do chamado grupo de risco para o novo coronavírus.

A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, evitar aglomerações no dia da votação e distribuir melhor o fluxo de pessoas nos locais de votação.

Máscara

Será obrigatório o uso de máscara facial pelo eleitor, para que possa entrar e permanecer na seção eleitoral.

A medida também vale para os mesários, que, além das máscaras, utilizarão face shields (protetores faciais).

Pardos e pretos

A proporção do número de candidatos pardos e pretos nas Eleições Municipais de 2020 já alcança um índice de 49,9%, superando os 48,1% dos candidatos que se autodeclararam brancos nos pedidos de registro de candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereador entregues à Justiça Eleitoral até o dia 26 de setembro.

Nas Eleições Municipais de 2016, 51,45% dos candidatos se declararam brancos e 47,76% pardos ou pretos. Os dados podem ser consultados nas estatísticas eleitorais do pleito de novembro próximo.

Comparação

Os dados de registros de candidatos, que ainda estão em fase de consolidação para as eleições deste ano, informam que, no quesito cor/raça, cerca de 267 mil candidatos (48,1%) se disseram brancos, 219 mil (39,4%) se declararam pardos e 58 mil (10,5%) afirmaram ser pretos em 2020.

Já nas Eleições Municipais de 2016, houve 255.689 candidatos brancos (51,45%), 194.402 pardos (39,12%) e 42.916 (8,64%) candidatos pretos. O TSE passou a coletar dados do quesito cor/raça (branca, parda, preta) dos candidatos a partir das Eleições Gerais de 2014.

Ausência

Para garantir a presença dos eleitores no primeiro turno das eleições municipais, no dia 15 de novembro, a Justiça Eleitoral adotou medidas de segurança contra o novo coronavírus. O eleitor deverá usar máscara e contará com álcool em gel.

A representante do Tribunal Superior Eleitoral, Roberta Gresta, destacou que pessoas com suspeitas de contaminação da covid-19 não deverão comparecer ao pleito, mas vão precisar justificar a ausência, conforme a Agência Senado.

Polêmica

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse em entrevista à revista "Veja" que o governo federal vai comprar a vacina do laboratório chinês Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

"Lógico que vai", afirmou Mourão, contrariando o que o presidente Jair Bolsonaro tem dito sobre o tema. Na entrevista, o vice reduziu a polêmica sobre a "vacina chinesa" a uma briga política entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Licença

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) avisou a Assembleia Legislativa que vai se licenciar do Executivo estadual depois do feriado de Finados, no próximo dia 2 de novembro.

O afastamento vai do dia 3 ao dia 6 de novembro, de terça a sexta-feira da semana que vem.

Interino

Conforme decisão do presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PSDB), o ofício encaminhado por Reinaldo fala na possibilidade de deixar o País durante o período de afastamento.

O vice-governador Murilo Zauith (DEM) vai exercer a chefia do Executivo na ausência de Azambuja. 

Números

Nas eleições de 15 de novembro, mais de 145 milhões de eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 municípios brasileiros.

São 600 mil candidatos que estão concorrendo nestas eleições, sendo 19.141 buscam o cargo de prefeito.

Aumento

Em um comparativo com as eleições de 2016, o número representa um aumento significativo.

“Ao cargo de prefeito nas eleições anteriores, a média de candidatos era de 15 mil. Para 2020, nós temos 19.141 candidatos a prefeito. Isso se dá, sobretudo, à mudança na legislação eleitoral, que acabou não permitindo as coligações”, disse Eduardo Stranz, consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Candidato único

Entre as curiosidades das eleições deste ano, o consultor da CNM apresentou os números de que em 117 cidades do Brasil só há um único candidato a prefeito.

“São cidades que já podemos dizer que o prefeito está eleito. Nestas cidades, partidos políticos e sociedade decidiram que não haveria disputa e que uma pessoa foi escolhida para ser representante para os próximos quatro anos”, disse.

Duelo municipal

Fazendo uma analogia a um duelo no pleito municipal, Eduardo Stranz compartilhou os dados de que em muitos municípios a disputa se dará entre dois candidatos.

“Em 2020, são 2.069 cidades onde só teremos dois candidatos, o que representa 3% das cidades brasileiras. Em 2016, esses duelos se deram em 2.630 municípios. Ou seja, agora, são cerca de 500 municípios a menos”, reforçou.

Mesários

Em uma seção eleitoral, o mesário é o trabalhador essencial para garantir o sucesso de uma eleição. Ele recebe pessoas de origens e culturas diferentes para votar, orienta os cidadãos e dirige os trabalhos de votação.

Nas Eleições Municipais de 2020, mais de 2 milhões de pessoas atuarão como mesários.

Capacitação

Todos os mesários, convocados e voluntários, que trabalharão no pleito de 2020 passam por capacitação, realizada este ano a distância – em razão da pandemia de Covid-19 –, pelo aplicativoMesário, de 1º de setembro a 10 de novembro.

O treinamento sem contato físico também ocorre pelo Portal de Educação a Distância do TSE.

Mais Mulheres

O TSE promoveu na quarta-feira (28) mais uma live para debater a importância de mais mulheres nos espaços de poder. O evento virtual, mediado pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, contou com as participações da atriz Camila Pitanga, embaixadora da ONU Mulheres no Brasil, de Natália Paiva, head de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina, e de Ana Carolina Lourenço, do “Movimento Mulheres Negras Decidem”.

Durante a live, foram lançados o Guia de Segurança do Instagram para Mulheres na Política e a campanha da Justiça Eleitoral sobre o tema, protagonizada por Camila Pitanga, que estreia até o fim do mês. O evento contou com o apoio da Comissão TSE Mulheres, formada por servidoras do Tribunal para acompanhamento das ações sobre a participação feminina na Justiça Eleitoral e na política e que coordena o projeto Participa Mulher.

Dicas

Entre as dicas compartilhadas no Guia, voltado para mulheres que decidiram se candidatar ou que já ocupam um cargo eletivo, estão: como restringir interações indesejadas; formas de denunciar eventuais violações às políticas da plataforma; orientações para aplicar filtro de comentários no perfil; e como agir diante de comentários abusivos.

A intenção é dividir com as mulheres as principais ferramentas que podem ser suas aliadas na comunicação segura com o eleitor.

Ranking

O Brasil ocupa atualmente o 140º lugar no ranking de representação feminina em cargos públicos eletivos – a classificação abrange uma lista de 193 países.

Em média, nos países constantes dessa relação, cerca de 25% dos cargos públicos são ocupados por mulheres. No Brasil, contudo, esse índice se aproximou apenas de 10% nas últimas eleições.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE