Candidatos à prefeitura de Dourados dizem qual o plano para ampliar o número de vagas nos centros de educação infantil

| G1 / G1MS


O G1 faz uma série de reportagens sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Dourados nas Eleições 2020. Dentre as perguntas enviadas aos candidatos está uma relacionada a iluminação pública: “Se eleito, qual o seu plano para ampliar o número de vagas nos centros de educação infantil?".

Veja as propostas dos candidatos para melhorar a malha viária do municípioConfira o que os candidatos pretendem fazer para pavimentar os bairrosConfira o que os candidatos pretendem fazer para ampliar a pavimentação nos bairros da cidadeConfira o que os candidatos pretendem fazer para resolver a falta de iluminação pública

Os candidatos tinham até 1 minuto para a resposta, que foi gravada pelo G1 e TV Morena. Veja abaixo as propostas dos candidatos. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:

Alan Guedes

O candidato afirma que é inconcebível ter mais de 4 mil crianças na fila para vagas no ensino de educação infantil. Enquanto as obras de novas escolas não terminam, Guedes diz que a partir de janeiro, irão abrir uma chamada pública e ampliar a compra de vagas na iniciativa privada, em escolas, entidades e associações que tem capacidade de receber as crianças da rede municipal.

Barbosinha

O candidato afirma que irá priorizar a educação infantil. Ele diz que a cidade possui recursos próprios e do FNDE. Barbosinha afirma que primeiro quer terminar as 4 escolas infantis que estão em obras. Depois, pretende abrir em torno de 1500 vagas em creches. Ainda após isso, realizar convênios com outras entidades para que as crianças consigam ter onde ficar.

Jeferson Bezerra

O candidato afirma que primeiro irá fazer parcerias com Igrejas, para receber as crianças que estão na fila aguardando vagas. Depois, também coloca como prioridade terminar as obras das creches que estão em construção.

João Carlos - Joca

O candidato diz que em primeiro lugar, focaria em terminar as escolas que estão em construção. Depois, Joca afirma que fará um levantamento para universalizar o acesso à educação infantil no município, para aí investir na área procurando recursos do governo do estado e do governo federal.

Mauro Thronicke Rodrigues

O candidato diz que as vagas na educação infantil são dever garantido pela constituição, mas que é um dos grandes desafios do prefeito. Ele diz que há a necessidade de realização de parcerias com o setor privado, além do aumento de repasses da Federação, para colocar em funcionamento as escolas de educação infantil que estão prontas ou em fase de finalização.

Racib Harb

O candidato diz que a proposta da gestão dele é em três atos: curto, médio e longo prazo. A curto prazo, a ideia de Harb é aumentar os convênios, adquirindo novas vagas das conveniadas. A médio prazo, o candidato afirma que construirá unidades nos centros que a cidade já dispõe, suprindo o déficit. E entre o segundo e o quarto ano de mandato, Harb diz que construirá novas unidades de acordo com as demandas levantadas com a população, zerando o déficit de vagas no ensino infantil.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE