Casas a venda: como cobrir os custos enquanto você espera uma boa proposta?

| ASSESSORIA


A partir da decisão de vender uma casa, uma grande preocupação é solucionada, mas outras com certeza irão surgir. Talvez a mais comum delas seja: como vou cobrir os custos de manter um imóvel fechado enquanto espero uma boa proposta? 

Sim! Imóveis possuem custos de manutenção, mesmo que ninguém esteja morando nela. O IPTU continua sendo cobrado, por exemplo. Existe os custos de manutenção, como limpeza periódica, trocar itens danificados ou causados por chuva e ventania, além da taxa básica de energia que continua sendo cobrada.

Além disso, uma casa fechada pode ser alvo de vândalos e por isso, é importante manter os sistemas de segurança ativos, como cercas elétricas, câmeras e alarmes. 

Ao mesmo tempo, também sabemos que, uma boa proposta para a compra do seu imóvel pode demorar a vir e enquanto isso, o que fazer? 

Bem, temos algumas ideias para você: 
 

Alugar
Enquanto seu imóvel está na seção casas a venda em campo grande ms, ele também pode estar na seção imóveis para alugar. Isso mesmo, alugar o seu imóvel pode ser uma ótima alternativa para cobrir os custos enquanto aquela proposta não vem. 

Pode ser que o próprio inquilino tenha a intenção de comprar o imóvel depois de morar e “experimentar” morar no local. 
 

Eventos e reuniões
Dependendo do tamanho e da localização da sua casa, uma das alternativas que podem ser viáveis é o aluguel para eventos ou pequenas reuniões. Se o local tiver um jardim, pode ser um excelente local para casamentos no formato “mini weddings”, por exemplo. 

Se tiver uma boa área de churrasco, pode ser uma opção alugar para pequenas confraternizações ou ainda reuniões de apresentação de novos negócios. 

O único cuidado é o de manter o imóvel bem conservado para o caso de uma venda, então, importante manter isso muito claro nos contratos de locação. 
 

Colocar os custos de manutenção no preço
Converse com seu corretor e verifique a possibilidade de se incluir o custo de manutenção no valor da casa. Assim, tudo o que for gasto, na verdade é um valor investido que será recuperado no final com a venda do imóvel.

Mesmo que você invista tempo na manutenção, é válido lembrar que o seu tempo também vale dinheiro e deve ser contabilizado. Além do que, algumas manutenção só devem ser feitas por profissionais especializados, como na parte elétrica, por exemplo. 
 

Alugar para trabalhadores freelancers
Uma outra alternativa é alugar para gente que trabalha pela internet, mas muitas vezes gosta de um local separado de casa para trabalhar, como os coworkings. Dependendo da localização do seu imóvel é uma alternativa, alugar para escritórios temporários, onde o locatário terá um espaço para trabalhar e você terá ajuda nos custos de manutenção. 

A grande vantagem é que, esse tipo de profissional, não está procurando um local para colocar seu escritório, ele só está procurando locais onde pode trabalhar com mais tranquilidade e ser mais produtivo. 

Ainda tem aquelas pessoas que procuram locais para gravar vídeos, já que muitas vezes não conseguem em casa ou no trabalho por causa das interferências. Geralmente, elas alugam a diária do local, levam o equipamento, gravam os vídeos e pronto. Devolvem do jeitinho que pegaram. 

Sabemos que, vender o imóvel logo é sempre o melhor cenário, mas que nem sempre é possível, por isso, contar com algumas ideias para gerar alguma renda e custear o imóvel nesse período é uma boa saída. 

Contar com uma imobiliária séria que irá trabalhar para vender o mais rapidamente possível seu imóvel, é também uma parte importante desse processo, pois quanto mais o imóvel ficar fechado, mais custos ele irá ter ao longo do tempo e algumas vezes, a valorização não acompanha os valores investidos. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE