Geral
Tratamento dentário em crianças diminui até 89% na pandemia
Queda nos tratamentos foi mais intensa no Nordeste
| JONAS VALENTE
O tratamento dental de crianças teve uma queda durante a pandemia do novo coronavírus. Após o registro do primeiro caso, a redução foi de 66% nos procedimentos odontológicos infantis, alcançando 89% na fase mais aguda da pandemia da covid-19 no Brasil, em abril.
Essa queda nos atendimentos se deu pelo distanciamento social e pelas orientações de autoridades de saúde de reduzir as atividades como forma de evitar riscos de contágio, reduzindo esses procedimentos àqueles de urgência e emergência.
A análise foi feita por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e publicada como artigo no periódico científico International Journal of Paediatric Detistry neste mês. Os autores avaliaram dados de procedimentos odontológicos promovidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, como extrações e restaurações, no período de janeiro a maio. A queda dos tratamentos odontológicos em crianças foi mais intensa no Nordeste.
Uma pesquisa feita pela mesma universidade e publicada em junho identificou que os dentistas diminuíram bastante o atendimento, mais na rede pública do que na privada. O estudo também constatou que esses profissionais passaram a adotar medidas de prevenção e combate à pandemia, como o emprego de equipamentos de proteção individual.
Edição: Maria Claudia
Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.
Você será direcionado para o 'Fale com a Ouvidoria' da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando
LEIA MAIS

Famílias da aldeia Nûporã recebem doações da campanha “É Tempo de Aquecer'
Há 18 minutos

Equipes da Prefeitura dão início a montagem da estrutura da 43° Festa Junina
Há 18 minutos

'MS é celeiro de oportunidades, sai na frente quem se capacitar', diz presidente da ALEMS
Há 18 minutos

Ordem do Dia: Regularização das funções gratificadas da PM e BM segue à sanção
Há 18 minutos
70% AINDA NÃO ENTREGOU A DECLARAÇÃO ANUAL DO MEI: VEJA COMO FAZER CORRETAMENTE
Há 21 minutos

Laudir apresenta projeto para evitar desperdício e estimular a doação de alimentos
Há 35 minutos