Quarta-feira com risco de chuva de forte em vários estados do BR

| CLIMA TEMPO


Muitas nuvens estão se formando sobre o Brasil. O ar úmido está espalhado por quase todo país e a circulação dos ventos ajuda no crescimento de grandes nuvens, com potencial para provocar temporais.

Durante esta quarta-feira, uma frente fria avança pelo mar e chega ao litoral paulista e vai ajudar a formar mais áreas de instabilidade sobre o interior do Brasil.

O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil.

O tempo fica instável, com grande quantidade de nuvens e condições para chuva em quase todas as áreas do Brasil. Há risco de chuva forte em muitos estados.

No Sul do Brasil, tem condições para chuva moderada a fraca em quase toda a Região, mas o sol aparece na maior parte do dia. O tempo fica seco, sem condições para chuva, no oeste e norte do Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná.

O tempo fica muito instável no Sudeste do Brasil, com muitas nuvens e alguns períodos com sol, mas na maior parte da Região a chuva acontece várias vezes ao longo do dia e com risco de raios. No sul e leste de São Paulo, deve chover com fraca a moderada intensidade à tarde e à noite. No norte de Minas, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde.

Todo o Centro-Oeste tem períodos com sol, ar abafado e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

Quase toda a Região Norte tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. O sol e o tempo seco predominam no leste do Pará, no sul do Amapá e no Tocantins. 

Todo o  Nordeste do Brasil tem muito sol nesta quarta-feira. Chove rapidamente no litoral entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Na faixa sudoeste e sul da Bahia ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. 

Foto de Nauro Moreira, Castanhal (PA)

Durante esta quarta-feira, a maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste ficam em situação de atenção para chuva moderada a forte, raios e vento moderado a forte.

Mas tem alerta para temporais para o Acre, para o oeste e sul do Amazonas. 

Também tem alerta para temporais para noroeste  do Rio De Janeiro, no oeste do Espírito Santo, sobre o noroeste de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio Doce.

Na Região Sudeste, não há risco de eventos extremos no sul e leste de São Paulo.

No Centro-Oeste, não tem risco de temporal no sul de Mato Grosso do Sul, no extremo norte de Goiás e no nordeste de Mato Grosso. 

Também não tem risco de temporais no Tocantins e nem no norte e leste do Pará e no sul do Amapá.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE