Geral
Leia Coluna do Jonas desta terça
| REDAçãO/GAZETA MS
Terça-feira, 20 de Outubro
“A vida de ninguém é repleta de momentos perfeitos. E se fosse, não seriam momentos perfeitos. Seriam apenas normais.” – Mateus Gnuztman
Musica: Feelings - Morris Albert
Níver: Nichollas Franchini, Dill Lopes, Geovando Braga Flores, Jorgin Benites, Walison Xavier Duarte. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12, Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga
Imprensa
Dez candidatos e vereador e um a prefeito. Esse é o numero de profissionais da área de comunicação que concorrerão ao pleito nas eleições deste ano em Dourados, incluindo radialistas, fotografo, jornalistas e apresentadores. Para Câmara de Vereadores: Nelson Sudário, Lia Nogueira, Wanderlei Miguel, Geraldo Sales, Thiago Weslley, Édio Fazan, Amarildo Ricci, Cloves Braga, Dirceu Longui e Marcelo Mourão.
Para prefeito Wilson Matos da Silva pode ser o primeiro indígena a ocupar o Executivo do principal colégio eleitoral do interior do estado. Além de advogado criminalista atuante Wilson Matos também é professor, radialista e jornalista.
Reforma Tributária fica pra dezembro
A comissão do Congresso Nacional que analisa propostas de reforma tributária decidiu por estender o prazo de trabalho por mais dois meses. O relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), está finalizando sua sugestão para apresentação ao colegiado, que agora tem até 10 de dezembro para aprovar um parecer.
A primeira data estava marcada para o dia 7 de outubro, mas as mudanças tributárias não tiveram consenso entre os líderes partidários no Congresso. O ponto mais polêmico é a fonte de financiamento da desoneração da folha de pagamento. O ministro da Economia, Paulo Guedes, defende a criação de um novo tributo, mas o Congresso resiste. Fonte: Brasil 61
Aumenta desemprego no Brasil e os bancos continuam a demitir
O Brasil chegou, na última semana de setembro, a 14,013 milhões de desempregados, de acordo com o acompanhamento semanal, pela Pnad Covid19, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado na sexta-feira (16). No início da pandemia, na primeira semana de maio, esse número era de 9,817 milhões. Em setembro, a taxa média de desemprego saltou praticamente quatro pontos percentuais, de 10,5% para 14,4%.
É nessa conjuntura que os bancos privados iniciaram demissões, em total desrespeito ao acordo firmado na mesa de negociações com o movimento sindical bancário, de não demitir durante a pandemia. Nesse período, foram 2.600 demissões na categoria. Os três maiores bancos, Itaú, Bradesco e Santander, demitiram 2.130. Ao contrário de outros setores da economia, esses mesmos bancos tiveram, no primeiro semestre, lucro de R$ 21,7 bilhões, mas, mesmo assim, recorreu às demissões para aumentar ainda mais suas rentabilidades.
Os bancos não vacilam em colocar bancários entre os milhões de brasileiros sem trabalho durante a combinação de uma crise sanitária com uma econômica. Além dos 14 milhões de desempregados identificados no final de setembro pelo IBGE, a população fora da força de trabalho é bem maior e soma 73,390 milhões. São pessoas que não estavam trabalhando nem procurando serviço. Em maio, eram 76,176 milhões.
Detran-MS
Após o surgimento de mais um caso confirmado de Novo Coronavírus (Covid-19) entre servidores da agência do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) no Pátio Central, em Campo Grande, o órgão decidiu prorrogar a suspensão do atendimento até a terça-feira (19). Desta forma, as atividades voltam ao normal na quarta-feira (20).
Segundo informações do diretor-adjunto do Detran-MS, Valter Bortolotto, a medida vem de encontro com as ações de biossegurança adotadas desde o início da pandemia. “O local está passando por uma limpeza rigorosa para desinfecção e na quarta-feira a rotina de atendimento será retomada”, afirmou.
Ele lembra que muitos serviços podem ser feitos pelo site do Departamento, não havendo a necessidade de estar fisicamente em uma agência. Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato pelo Call Center no telefone 3368-0500.
Ensino Médio em Tempo Integral
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou uma resolução para ampliar a cobertura do programa de Ensino Médio em Tempo Integral a mais escolas em todo Brasil.
A medida tem o objetivo de apoiar os sistemas de ensino público a oferecerem a ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante e oferece cerca de R$ 2 mil por matrícula para possibilitar a implantação.
De acordo com a resolução, as secretarias de educação devem aderir ao programa por meio da assinatura do termo de compromisso específico, bem como apresentar o plano de implementação de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em sua rede de ensino e o plano de marcos de implementação das escolas.
A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) avaliará a documentação e realizará o cálculo do valor a ser transferido a cada estado. Fonte: Brasil 61
Agência do Detran-MS em Dourados
será primeira do interior com exame digital
Economizar tempo e dinheiro. Essa é a proposta do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) com a implantação do sistema de Exame Teórico Digital. O modelo que já existe na Capital será lançado nesta terça-feira (20) em Dourados, primeira cidade do interior a receber o formato.
A diretora de Habilitação do Detran-MS, Loretta Figueiredo, explica que os exames digitais atenderão tanto os candidatos à primeira habilitação quanto motoristas infratores e aqueles que não renovam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) há mais de cinco anos.
“Nosso foco é promover a agilidade no processo de emissão da carteira, já que o resultado sai na hora e as demais etapas podem seguir em tempo menor. Além disso, estamos também trabalhando com a redução de gastos com papel e, consequentemente, com um ganho ambiental”, afirmou.
De acordo com ela, o sistema de agendamento para as provas deverá estar liberado a partir da próxima semana com três turmas por dia e número reduzido de candidatos por sala de aula em função do decreto local imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Toda a prova será feita em uma estação individual, com apenas oito alunos por turma.
Atualmente, as provas físicas são impressas e aplicadas manualmente. Depois os testes são encaminhados para a banca examinadora que avalia cada questão e só depois o candidato tem acesso a nota para dar continuidade ao processo. “Vejo esse como mais um avanço do Detran-MS, preocupado em focar ações que facilitem a vida dos clientes”, concluiu Loretta.
OABMS – Comissões realoizam mais de 40 eventos oline
Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promoveram, em cerca de seis meses, mais de 40 eventos por videoconferências.
Com medidas de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a OAB/MS precisou se adaptar a essa nova rotina. As videoconferências foram a solução encontrada para aproximar a advocacia.
As Comissões temáticas da OAB/MS promoveram diversas palestras debatendo audiências virtuais, violência doméstica, advocacia trabalhista, Cadastro Ambiental Rural, dentre tantos outros temas.
Em seis meses foram dezenas de palestras que incentivaram o conhecimento e a prática da advocacia, o que totaliza mais de sete palestras ao mês. Nesse mesmo período, mais de 100 advogados e advogadas também se inscreveram nas diferentes Comissões da OAB/MS.
Para a Secretária-Adjunta da OAB/MS Eclair Nantes, “as Comissões temáticas são a alma da nossa instituição, que além de proporcionar ao integrante networking e parcerias, contribui com a classe, na medida em que inúmeros eventos são realizados, abordando temas das mais variadas áreas. Analisando esses resultados, o sentimento é de superação, pois os números demonstram, que mesmo com a pandemia, as comissões não fraquejaram, ao contrário, realizaram, o triplo de eventos, comparados ao mesmo período no ano anterior”.
As lives da OAB/MS estão sendo transmitidas pelo canal do Youtube: ordemadvogadosms.
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS

Marcelo Mourão relembra luta para garantir reforma de posto no Jardim Ouro Verde
Há 41 minutos

Prefeitura atende solicitação de vereadores e prepara serviço itinerante nos distritos
Há 41 minutos

“Foi uma vitória dura, mas contundente', diz Turco Mohamed - Vídeos - Gazeta Esportiva.com
Há 41 minutos