Influenciado pelo cunhado criminalista, Ademar Mariani cursa Direito e hoje celebra 47 anos de advocacia

| ASSESSORIA


Decisões, caminhos pelos quais seguir, a que se dedicar. Para obter êxito em tudo isso, o ser humano sempre precisa de alguma inspiração. Na história de Ademar Quadros Mariani não foi diferente. Apesar de admirar o Direito por achar a profissão abrangente no conhecimento humano, foi acompanhando a atuação de um cunhado criminalista que Ademar decidiu também seguir a carreira jurídica. Hoje, aos 74 anos, ele celebra 47 deles dedicados à advocacia.

O decano nasceu em Sarandi, no Rio Grande do Sul. Foi criado em Santa Catarina, mas anos depois voltou ao estado natal e conclui o curso na Universidade de Passo Fundo. Admirador da área penal, foi Policial Civil em Florianópolis e depois Delegado de Polícia em São Miguel do Oeste.

A passagem dele como servidor da segurança pública encerrou quando decidiu se dedicar integralmente à advocacia, na cidade sul-mato-grossense de São Gabriel do Oeste. “Vim para o Estado em 1985 e desde então única e exclusivamente advoguei. Fiz de São Gabriel do Oeste a minha morada e minha nova terra”, comemora.

Ademar recorda que o começo da carreira teve dificuldades e no ano de chegada ao Mato Grosso do Sul era um dos poucos advogados da cidade. Precisou de muita dedicação na conquista dos clientes. “Como toda a profissão o início foi um tanto trabalhoso, mas nunca esmoreci e sempre me dediquei. Graças a perseverança, me considero um advogado vencedor. A minha carteira de clientes conquistei com o meu trabalho e também a ajuda de muitos amigos que fiz. A minha propaganda sempre foi o próprio trabalho”, atribui.

Ao longo das quase cinco décadas de atuação, Ademar exerceu a profissão em diversas áreas: criminal, trabalhista, mas, segundo ele, a paixão está no Direito Civil. “Ainda sou advogado militante com muita satisfação, embora, já com atividades mais restritas, inclusive em certas áreas”, conta.

Na cidade sul-mato-grossense, o decano comemora 35 anos. “Logo que cheguei, a cidade me encantou. Sempre pulsou pelo crescimento, desenvolvimento e bem-estar de sua população. Aqui encontrei amigos, que me orgulho de tê-los. Encontrei condições excepcionais para o desenvolver de minha profissão. Eu, esposa e filho fincamos raízes, que nos tornam parte da história de São Gabriel do Oeste. Não adotei esta terra, ela me adotou. E sinto prazer, satisfação e orgulho de assim ser”, exalta.

Casado há 45 anos, Ademar teve um filho. Ele seguiu carreira na medicina e se especializou como Cirurgião Torácico e Cirurgia Robótica. Atualmente, reside e trabalha em São Paulo. “Tenho uma neta e muito orgulho da família”, completa.

Encerrando a entrevista, Ademar deixa mensagem aos jovens advogados. “Façam uma advocacia voltada aos bons princípios, sempre na defesa dos clientes e nunca deixem de agir com ética. Além disso, que mantenham sempre ativo os estudos”, aconselha.

Compartilhando Conhecimentos

A Campanha ‘Compartilhando Conhecimentos’ é promovida pela OAB/MS desde junho de 2020, com o objetivo de incluir os advogados e advogadas decanos nas atividades da advocacia e valorizar aqueles que fizeram a história de nosso Estado.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE