Geral
Leia Coluna do Jonas desta quinta, 15, Dia do Professor
| REDAçãO/GAZETA MS
Quinta-Feira, 15 de Outubro: Dia do Professor!
Contagem regressiva para 15 de Novembro – Faltam 30 Dias!
"Uma semente cresce sem som, mas uma árvore quando cai faz um ruído enorme. A destruição tem ruído, mas a criação é silenciosa. Esse é o poder do silêncio. Cresça silenciosamente!!! - Confúcio.
“A vida é muito complicada. Mas também é muito simples." – Mateus Gnuztman
Musica: Dona – Roupa Nova
Niver: José Amauri da Silva (Baiano), Luciano Mariano, Keli Cristina, Ceim Wilson Benedito Carneiro, Jose Alves Pessoa, Walter Pitarelli. Parabens. Felicidades!
Lição de vida:
Um empresário disse ao seu empregado: Quero que me construa uma casa; aqui estão os planos, quero que o faças conforme este projeto!... Não quero que falte nada! O empregado leu os planos e chateado porque faltavam apenas 3 meses para se aposentar, começou a dizer: FALTAM 3 meses para me aposentar e este homem me dá um trabalho para seis meses, pois o farei!... Mas vou usar materiais de segunda, não vou me desdobrar muito, farei o que puder, e assim sobrará mais dinheiro para mim!
As colunas as fez sem muito esmero, usou materiais baratos e de segunda, em toda edificação da casa utilizou materiais não conformes a estrutura, e só se esmerou na fachada para enganar o dono, e o que podia pular o fez, de tal forma a “poupar” o tempo que normalmente precisava para o fazer e assim sair o mais rápido possível.
Quando acabou a edificação, apareceu o dono e olhou para a casa, se aproximou de seu empregado e disse-lhe: toma as chaves!... Este é o teu presente!... Por todos os anos que você me serviu!.. Esta é a tua casa!!!
Como você acha que se sentiu este homem ao ouvir aquilo? Ele infelizmente tinha colhido o que havia semeado.
Moral:
Tudo o que fizeres faça com amor, não magoe ninguém, seja um bom exemplo, da o melhor e você receberá o melhor...
A vida é um boomerang, tudo volta pra ti!...
Fakes news
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou parceria com nove serviços de checagem de informações no último dia 1º de outubro com objetivo principal de enfrentamento das fake news.
Nove das principais agências de checagem do Brasil integram essa força-tarefa em favor da circulação de conteúdos verificados.
Checamos
Entre elas o Checamos, da AFP, para reagir à ação de "milícias digitais" nas eleições. As notícias submetidas a verificação estão sendo publicadas no portal "Fato ou Boato", do TSE.
Além da AFP, participam do projeto Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere, as quais promovem debates e esclarecimentos fundamentais à tomada de decisão do eleitor.
Fato ou Boato
A página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições 2020, que atualmente mobiliza mais de 50 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia.
Desde setembro, a página Fato ou Boato é a plataforma do projeto Coalizão para Checagem – Eleições 2020, do TSE, e estabelece uma rede nacional de verificação de informações relativas ao processo eleitoral.
Programação mantida
Mantendo o compromisso constitucional de dar ampla publicidade às ações parlamentares, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) divulga todas as sessões plenárias, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), bem como audiências públicas e outros eventos.
Toda a programação pode ser assistida pela TV ALEMS, pelo canal 9 (NET) e pelo canal 9 (via Cabo TV), em Dourados. A atuação parlamentar pode, ainda, ser acompanhada pela Rádio ALEMS e pela fan page oficial no Facebook, bem como pela página da Casa de Leis no YouTube e pelo aplicativo Assembleia Legislativa MS, disponível nas lojas virtuais (sistemas Android e iOS).
Face e YouTube
Nos canais oficiais do Facebook e YouTube, as sessões anteriores podem ser consultadas a qualquer momento.
Os links para assistir às atividades parlamentares, em tempo real, bem como a cobertura das votações e demais ações da ALEMS são também divulgados nas páginas oficias do Instagram e Twitter. Eventuais instabilidades ocorridas nas transmissões online são identificadas e corrigidas.
Exame para médicos
O Projeto de Lei 4667/20 estabelece que, para exercer a profissão no Brasil, os médicos terão de ser aprovados em um exame nacional de suficiência em medicina, com provas teórica e prática. A proposta foi apresentada pelo deputado Eduardo Costa (PTB-PA) à Câmara dos Deputados.
O texto altera Lei 3.268/57, que trata dos conselhos de medicina e hoje estabelece que o exercício legal da medicina depende do registro de títulos, diplomas e certificados no Ministério da Educação e de inscrição no conselho regional de medicina.
Responsabilidade
Eduardo Costa, no entanto, aponta a responsabilidade social do médico como razão para exigir o exame. “A cada ano, são notificados cerca de 700 mil erros médicos no Brasil. A medida é necessária na medida em que há cada vez mais médicos formados, mais cursos superiores e mais demanda por profissionais qualificados. Para que a qualidade seja garantida, a exemplo do que ocorre no direito, é necessário estabelecer a aprovação em exame nacional”, afirma.
Se for aprovado e virar lei, o exame deverá ser regulamentado posteriormente. A prova será obrigatória apenas para aqueles que concluírem seus cursos em medicina após a edição da lei. (Fonte: Agência Câmara)
Eleições Democráticas e Limpas
Na manhã dessa terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), lançou a Campanha ‘Eleições Democráticas e Limpas’ para conscientizar sobre a importância do voto e de combater Fake News.
Participaram da reunião o Presidente Mansour Elias Karmouche, o Vice-Presidente Walfrido Azambuja, o Secretário-Geral Stheven Razuk, o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, a Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Marta do Carmo Taques e a Presidente da Comissão de Cultura e Embaixadora da Paz Delasnieve Daspet. Foram designados os Advogados Rogério Machado (Presidente) e a também Procuradora do Estado Claudia Paniago (Vice-Presidente) a frente dos trabalhos.
O Presidente da Comissão Rogério Machado explicou a necessidade de “conscientizar as pessoas da importância do voto, de pesquisar e de escolher bem os candidatos. Exercer, de fato, esse papel de democracia. Ainda temos que combater as Fake News, por isso é preciso pesquisar bem sobre o candidato e as notícias sobre ele, principalmente nesse período de pandemia em que a campanha tem sido feita, grande parte, nas redes sociais”.
A Vice-Presidente Claudia Paniago destacou que será criado um canal de denúncias no site institucional. “Temos um mês ainda até as eleições. Nesse período, as denúncias recebidas, através de formulários, serão encaminhadas ao MPF para investigação e então receberemos um posicionamento a respeito”
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS
VI Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica em Saúde (COENPE)
Há 14 horas
Deputada propõe auxílio-aluguel e inclusão profissional para vítimas de violência
Há 14 horas