Leia Coluna dos Jonas desta quarta-feira

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 14 de Outubro, 2020

"Sinto um vazio na barriga queria que fosse fome mas é saudade." – Mateus Gnuztman

Música - Wallace Colletion

Contagem regressiva para 15 de Novembro – Faltam 31 Dias!              

Niver: Jvc Vicente Chencarek, Antonio Carlos Ruiz, Rosneide Silva, entram em idade nove hoje. Parabens!

Festival Poesia

Dois Córregos, cidade do interior de São Paulo, conhecida como a terra da poesia, já prepara a próxima edição de seu Festival de Poesia. Com o tema "Poesia a arte do encontro", o evento, que acontece no dia 16 de outubro, pretende trazer mais leveza em meio à pandemia do Covid-19. A webinar reunirá artistas locais e de outras regiões do Brasil para saborear a diversidade poética, estimular o encontro com as rimas e permitir que os cidadãos gorjeiem suas criações.

A poetisa que representará o Estado do Mato Grosso do Sul durante o Festival é Raquel Naveira. Formada em Direito e em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS), também possui curso superior em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy, França. Além de realizar palestras, também dá cursos de Pós-Graduação e oficinas literárias.

O evento é aberto e para participar é só acessar as redes: Instagram: @instituto_usina_de_sonhos, Youtube: Instituto Usina de Sonhos e Facebook: Usina de Sonhos.

Livros Cristãos

Com o surgimento e a popularização de dispositivos digitais que permitem a leitura prática de livros, como o Kindle, além dos próprios aparelhos de celular cada vez mais modernos, a venda de livros impressos tende a sofrer algum impacto número.

Entretanto, quando se trata de livros cristãos, o cenário parece não ter sido afetado consideravelmente, visto que este foi o único segmento literário que apresentou crescimento nas vendas nos últimos 14 anos, segundo levantamento recente.

A pesquisa foi realizada pela Nielsen Book, com coordenação da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), segundo informações de O Globo. (Gospel +)

63 parlamentares são

candidatos em 2020

Levantamento feito pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aponta que 63 parlamentares - 61 deputados federais e 2 senadores da República – que estão em exercício do mandato confirmaram a candidatura para concorrer nas eleições municipais de 2020. A maioria ou 59 são candidatos a prefeito e a 8 para vice-prefeito.

O número de candidaturas aumenta para 67 se considerar o registro de quatro deputados federais atualmente licenciados do exercício do mandato parlamentar. No levantamento não consideramos os suplentes que em algum período exerceram o mandato de deputado federal conforme feito pela Câmara dos Deputados.

O número ficou abaixo da média histórica de candidaturas de parlamentares acompanhada pelo Diap desde 1992 que é de 94 nomes. Em comparação as eleições de 2016, houve uma queda de 20 nomes em relação as 83 candidaturas de parlamentares.

Dos parlamentares que concorrem este ano são 61 deputados federais, 53 são candidatos a prefeito e 8 a vice-prefeito. Os senadores Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Jean Paul Terra Prates (PT-RN) disputam vaga para Goiânia e Natal, respectivamente.

A redução do número de candidaturas, na avaliação do Diap, decorre basicamente do cenário fiscal dos municípios e da insegurança dos parlamentares em função da campanha ser feita no ambiente de pandemia, por outro lado,  a alta renovação no Congresso Nacional trouxe parlamentares eleitos com ou sem vínculos municipais que em sua maioria preferiram se dedicar ao mandato federal.

Em MS

O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) disputa a Prefeitura de Campo Grande.

No total, são 14 os candidatos à sucessão na Capital do Estado, incluindo o atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD), que busca novo mandato.

Horário na TV

 Muita gente não gosta e não assiste o horário eleitoral gratuito na televisão.

Pior é quem mora em Dourados e se for sintonizar a TV globo tem que assistir o horário político de Ponta Porã, sede da repetidora na região.

Indecisos

O horário eleitoral gratuito na TV, na verdade, serve para que os eleitores possam acompanhar o desempenho dos candidatos a prefeito e analisar suas propostas, embora o curto espaço de tempo.

No caso de Dourados, os eleitores têm que sintonizar a TV RIT ou mesmo as emissoras de rádio.

Antenados

Muitos candidatos a vereador em Dourados não estão perdendo tempo e divulgam suas propostas a toda hora nas mídias sociais.

O story do Facebook, por exemplo, é um canal infalível para os candidatos. Uns falam de si mesmo, enquantos outros resumes propostas.

Jingle

Muitos candidatos, no entanto, deixam de lado uma antiga tradição: o jingle. Na verdade, uma musiquinha marcante pode ser importante, como aconteceu com àquela de 1988: “Quem vai votá no Braz, Braz, Braz...”. Puro chiclete.

Xote

A candidata a uma vaga na Câmara de Dourados, Zélia Nolasco (PMDB), por exemplo, resolveu apostar em jingle.

E uma música de campanha, numa paródia de “Esperando na Janela”, vem sendo divulgada com força na internet.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

Adesivaço

O candidato a verador Cemar Arnal (Solidariedade) fará uma campanha de adesivaço neste sábado, 17 de outubro, no período da tarde. Será das 16h ás 17h na Rua Monte Castelo 963 em frente da sede do partido proximo a Praça Paraguaia Jardim Londrina/Itália.  

na ocasião Cemar Arnal dará o ponta pé oficial visando conquistar uma das dezenove cadeiras na proxima gestão no Legislativo Municipal. Ele convida apoiadores e simparizantes. O candidato a prefeito do DEM Barbosinha confirmou presença. 

 

[email protected]

 

 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE