Leia a Coluna do Jonas deste sábado

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 10 de Outubro, 2020

 

"Crescer não é evoluir, crescer é ficar maior . Evoluir é ficar melhor ." – Mateus Gnuztman

 

Musica: Tornero - I Santo Califórnia

 

Contagem Regressiva: Faltam 35 dias para 15 de Novembro!

 

 

Niver: Entra em idade nova hoje: Marta Moura, Reginaldo Manoel, Roberto Santos. Nelson Fabiane, Jacyr Cardoso, Clovis Alves da Cruz, Ana Maria Lopes, Severino Severio, Elbio Antunes, Adão Corredor. A todos saúde e felicidades.

Começa a corrida

Começou ontem o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão que, em eleições anteriores, sempre marcou o início da campanha eleitoral. Só que, neste ano, a corrida sucessória será atípica, por conta de novas regras eleitorais e, também, devido à pandemia do coronavírus. Além disso, é bom lembrar, as mídias sociais passaram a ser os canais mais procurados por candidatos e eleitores. O que não deixa de ser importante, principalmente para os candidatos. Em Dourados, sete candidatos estão no páreo rumo à cadeira hoje ocupada pela prefeita Délia Razuk, que resolveu não buscar um novo mandato. São eles: Alan Guedes (PP), José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), Jeferson Bezerra (PMN), João Carlos, o Joca (PT), Mauro Thronicke (PSL), Racib Harb (Republicanos ) e Wilson Matos (PTB). Todos eles, logicamente, partem da estaca zero, já que não foi divulgada nenhuma pesquisa de opinião pública envolvendo os sete candidatos. Quem conseguir conquistar os eleitores durante a campanha eleitoral, com certeza, chegará na frente. E isso, só as urnas dirão.

Sem graça

Na verdade, a campanha eleitoral, fora do palanque eletrônico e das mídias sociais, será sem graça.

Dificilmente, o corpo a corpo, prática infalível de campanhas anteriores, será emplacado neste ano ano.

Santinhos

Os candidatos terão que apelar para os tradicionais santinhos e folders.

Pelo menos, esse tipo de propaganda pode ser deixado nos quintais das residências.

O que pode

Os candidatos podem utilizar anúncios pagos nas redes sociais impulsionar páginas ou publicações e também usar páginas (inclui sites ou blogs) e aplicativos de mensagens.

Candidatos podem usar o serviço de crowdfunding ou vaquinha virtual como uma das formas de financiamento da campanha. porém, as empresas são entidades interessadas devem cumprir vários requisitos previstos pelo TSE. É permitido o uso de bandeiras e mesas com o objetivo de distribuir material, desde que não atrapalhe o trânsito.

O que não pode

A distribuição de adesivos, santinhos, panfletos, entre outros eventos, não podem acontecer depois do dia 14 de novembro - data da eleição do primeiro turno

É proibido no dia do pleito, até o fim do horário de votação, a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado outros instrumentos de propaganda referidos a um determinado candidato

No dia da votação, os candidatos não poderão publicar ou impulsionar conteúdos na internet. É proibido fazer o uso de qualquer veículo para divulgar link no dia das eleições.

Dia Internacional da Saúde Mental

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado neste sábado (10), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e a Caixa de Assistência (CAAMS) promovem ação de mobilização em meio digital para chamar atenção ao tema e convidar advocacia a participar do Programa de Monitoramento Digital da Saúde Mental.

Desde o ano de 1992 o dia 10 de outubro foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental com o intuito de demonstrar a importância de cuidarmos da nossa saúde mental, uma das áreas da saúde pública mais negligenciada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas são acometidas por algum transtorno mental, 3 milhões morrem, a cada ano, em virtude do uso nocivo do álcool e uma pessoa tira a própria vida, a cada 40 segundos. Com a crise pandêmica, bilhões de pessoas em todo o mundo foram impactadas, que está causando uma carga negativa adicional na saúde mental das pessoas.

Por isso, a ação da OAB/MS e CAAMS, de realizar um grande diagnóstico das principais demandas e do impacto da Covid-19 na saúde mental da classe jurídica sul-mato-grossense. O preenchimento leva em torno de 10 minutos e, ao final, o (a) advogado (a) recebe um feedback sobre sua saúde mental. Os dados são sigilosos e serão divulgados de maneira populacional, em respeito à lei Geral de Proteção de Dados.

Essas informações serão importantes para guiar as próximas ações assistenciais da CAAMS, além de orientar os recursos de forma assertiva oferecendo o que o advogado (a) realmente necessita.

Acesse aqui a pesquisa.

UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgou os Editais de processo seletivo para o ingresso nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Sociais, ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD), em conjunto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). São mais de 400 vagas disponíveis para os polos de Água Clara, Aparecida do Taboado, Camapuã, Coxim, Paranhos, Rio Brilhante, Bataguassu, Bela Vista, Costa Rica, Miranda, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste.

Os candidatos poderão escolher entre duas formas de ingresso: notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - nos últimos 5 anos, ou  notas obtidas no último ano do Ensino Médio Regular nas disciplinas de Português e Matemática.

A oferta dos cursos de graduação na modalidade EaD visa, primordialmente, ampliar e interiorizar o acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade no Brasil e também incentivar a formação de professores das redes públicas de ensino que ainda não tenham a habilitação legal exigida para o exercício da função (Licenciatura).

A UEMS reserva 20% das vagas dos cursos para candidatos Negros, 10% para candidatos Indígenas, 10% para candidatos residentes em Mato Grosso do Sul e 10% para Professor da rede pública de ensino, em exercício, sem formação em nível superior ou sem formação na área em que atuam, de acordo com as normas e leis vigentes que tratam das políticas afirmativas.

De acprdo com os Editais, somente poderão concorrer às vagas para os regimes de cotas para negros e indígenas, candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Somente poderão concorrer às vagas ao regime de cotas para professores, candidatos que comprovem o efetivo exercício.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo são GRATUITAS e deverão ser realizadas, via formulário eletrônico disponibilizado na página da EAD/UEMS (www.uems.br/ead), no período de 6 de novembro a 15 de novembro de 2020.  

Dúvidas sobre o processo seletivo, números de vagas oferecidos e polos Ead poderão ser conferidas nos Editais ou encaminhadas para o e-mail: [email protected].

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE