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4 dicas essenciais para encontrar o diferencial da sua empresa
Quer se destacar da concorrência e não sabe como? Saiba como encontrar o diferencial da sua empresa com o Sebrae MS. Leia aqui!
| ASSESSORIA
Para quem vai abrir o próprio negócio, ou que já tem um empreendimento, mas quer se destacar da concorrência, precisa focar na difícil tarefa de encontrar o seu diferencial. Ou seja, encontrar os critérios mais importantes dos consumidores e conseguir destaque a partir disso, propondo soluções, produtos, serviços, além de condições únicas para liquidar o problema dos seus clientes.
O sucesso da estratégia vai depender de encontrar o seu diferencial e consolidá-lo por meio de aperfeiçoamento de processos, somado a uma visão clara do futuro do seu negócio, de acordo com as novas exigências do mercado, para que todos possam reconhecer o seu negócio de imediato.
Afinal, quando tudo isso acontece, você alcança mais pessoas, mais compras são finalizadas, mais clientes são fidelizados, e assim, o seu negócio cresce de forma saudável. E para tudo isso ser possível, o Sebrae MS pode te ajudar na hora de analisar o mercado local e investigar o setor que você trabalha para entender o comportamento dos clientes, fornecedores e a concorrência.
Mas antes de listarmos as dicas neste post, vamos desmistificar os falsos diferenciais que existem por aí, para não gera mais confusão na cabeça dos empreendedores. Isso porque, temos que diferenciar o que você acha que pode ser o diferencial do seu negócio e o que é só um diferencial temporário, por exemplo.
Desmistificando alguns falsos diferenciais
Quem nunca escutou no mundo dos negócios que tal empresa oferece preço mais barato ou atendimento mais personalizado? É preciso tomar muito cuidado nesses diferenciais muito abrangentes, porque nem sempre eles podem ser sustentados a longo prazo, o que vai ser fatal para o seu negócio.
Por exemplo, se seu empreendimento oferece o menor preço, sua margem de lucro é reduzida e esse diferencial pode ser facilmente vencido se um concorrente fizer o mesmo. E se sua empresa tem atendimento personalizado quando ainda é pequena, você vai conseguir manter o mesmo padrão quando o seu negócio crescer?
É claro que esses podem ser sim diferenciais temporários, que pode ser vantajoso trabalhar com eles por hora, mas o seu negócio não pode se sustentar nisso. Afinal, o verdadeiro diferencial da sua empresa deve ser dificilmente copiado, específico e sustentável.
Independente de qual seja a sua ideia, vamos para as cinco dicas e consolidar de uma vez por todas o diferencial da sua empresa.
4 dicas: Como encontrar o diferencial da empresa?
Conheça cada detalhe do seu negócio
Ser especialista no mercado e setor da sua empresa é primordial para sustentar o seu negócio em todos os âmbitos que o envolve. Nesse sentido, você consegue estudar a fundo tudo aquilo que influencia o seu público-alvo a finalizar uma compra e como os seus concorrentes conseguem vender.
Qual a solução que ele precisa para a vida dele e que o seu negócio pode oferecer? Como eles gostam de ser abordados ou impactados pelas marcas? O que os leva a comprar em outras lojas, se não a sua? O que os motiva?
Também é importante investigar a fundo o que os seus concorrentes estão fazendo para se destacar. Mas não para você copiar e sim para enxergar novas soluções para oferecer o melhor para os seus clientes.
Seja pioneiro no quesito inovação
Ficar atento nas coisas que abordamos na primeira dica é essencial para sustentar a segunda. Afinal, se você conseguir identificar uma necessidade no mercado, ser o primeiro a buscar as melhores soluções e condições para os consumidores, é a dica de ouro para quem quer se diferenciar no mundo dos negócios.
Mas não pense que é preciso mirabolar grandes coisas, a sua diferenciação pode ser criar uma nova metodologia, ou adotar uma tecnologia que reduza processos ou custos na sua empresa, por exemplo.
Invista em bons profissionais
É claro que para a terceira dica dar certa, você precisa ter a melhor equipe trabalhando junto com você. Ou seja, contrate profissionais capacitados, ou dê suporte para que eles sejam treinados para isso.
Outra dica é oferecer incentivos para que seus profissionais estejam sempre motivados e produzam mais.
Experiência do cliente = sucesso do seu negócio
Para criar dependência nos seus clientes e torná-los fiéis, você precisa investir em experiência. Muito mais do que serviços, produtos e marcas, se preocupe com a qualidade de atendimento que os seus clientes estão tendo na sua empresa e de como você pode tornar o ambiente mais favorável para suas estratégias de venda e até mesmo para o seu diferencial.
Lembre-se que o seu público vai passar um tempo no seu negócio, seja ele físico ou não, ou seja, se preocupe com infraestrutura e organização. Apresentação é a primeira impressão que fica e o atendimento é coadjuvante. Alie os dois e tenha sucesso na certa!
Gostou das dicas? Se quiser ajuda para achar o diferencial da sua empresa, vá até o Sebrae MS para analisar o mercado local, investigar o setor do seu negócio e entender o comportamento dos seus clientes.