Leia do Jonas desta quinta-feira

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, 08 de Outubro

 

"Mesmo que a vida lhe cause dor, não abandone seu sorriso, pois ele é a marca da superação e o caminho para o recomeço." – Mateus Gnuztman

 

Música: Sorry - The Sixties

 

Contagem Regressiva: Faltam 37 dias para 15 de Novembro!

 

Vote com Segurança

Para as Eleições Municipais de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários a fim de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito.

E, para informar sobre as ações do Tribunal nesse sentido, prevendo a garantia da proteção de todos durante a votação, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, foi lançada a campanha “Vote com Segurança”.

Principais cuidados

A iniciativa do TSE busca esclarecer e orientar todos os participantes do processo eleitoral sobre como será a votação nas Eleições 2020.

No material que foi distribuído a emissoras de todo o país, o médico Roberto Kalil, que gratuitamente cedeu sua imagem, repassa informações sobre os principais cuidados a serem tomados para uma votação segura. Todas as regras foram estipuladas no Plano de Segurança Sanitária, elaborado por médicos dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Fiocruz.

Álcool e gel

Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual.

Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos.

Máscara

Os materiais foram doados ao TSE por importantes empresas e entidades brasileiras, evitando custo ao poder público num momento em que o foco é combater a pandemia.

A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor – assim como os mesários e demais colaboradores – permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evitando contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.

Negros influentes

Em pronunciamento na terça-feira (6), o senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou sua satisfação por ter sido um dos agraciados com o Prêmio Mipad 2020, como um dos negros mais influentes do mundo. A iniciativa do Mipad (Pessoas mais Influentes de Descendência Africana, em português) tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Paim agradeceu a todos que o ajudaram em sua luta política e social, ao povo brasileiro de todos os estados, em especial do Rio Grande do Sul. Também mencionou o apoio de negros, brancos e indígenas, das organizações sociais, sindicais, de aposentados e pensionistas, do movimento negro e dos colegas do Congresso Nacional, segundo a Agência Senado.

Caminhada

“Vocês fazem parte dessa história. Me ajudaram nessa construção. Esta premiação é o reconhecimento de um acúmulo de mais de 40 anos de caminhada, de trabalho em defesa dos direitos humanos e sociais e do combate a todas formas de discriminação, preconceito e racismo”, afirmou.                       Paim destacou sua luta por um Brasil justo e soberano, democrático, com direitos e oportunidades iguais para todos. E alertou que o país precisa mudar, superando sérios problemas sociais e econômicos, a maior concentração de renda do mundo e a existência do racismo estrutural.

Feriado prolongado

Repartições públicas do Governo de Mato Grosso do Sul não terão expediente nos dias 9 e 12 de outubro, próximas sexta e segunda-feira. Isso por causa do ponto facultativo do Dia do Servidor - comemorado anualmente em 28 de outubro, mas antecipado neste ano para o dia 9 do mesmo mês - e do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Serão quatro dias seguidos de folga no serviço público, conforme decreto publicado em 6 de janeiro deste ano em Diário Oficial. Nesse período, de 9 a 12 de outubro, o Estado vai garantir o funcionamento dos serviços essenciais, como saúde e segurança pública.

Abaixo veja os serviços que terão os horários alterados devido o feriado prolongado.

Agenfa

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior do Estado estarão fechadas nos dias 9 e 12 de outubro. O atendimento se normaliza na terça-feira (13). Porém, quem precisar emitir guias pode acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que funciona 24h por dia.

Detran

As agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em todo o Mato Grosso do Sul estarão fechadas na sexta (9) e na segunda-feira (12). O atendimento retorna na terça-feira (13).

Fácil

Nas quatro unidades do Fácil em Campo Grande, Fácil Guaicurus, Fácil General Osório, Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque dos Ipês, não haverá expediente sexta (9) e segunda-feira (12). Os atendimentos serão retomados na terça-feira (13).

Hemosul

Em Campo Grande, a unidade do Hemosul abrirá normalmente na sexta-feira (9), das 7h às 17h, e no sábado, das 7h às 12h, para receber doadores de sangue. Já na segunda-feira (12) não haverá expediente.

Em Dourados, o centro do Hemosul abrirá apenas na sexta-feira (9) das 7h às 12h. Nas demais cidades do Estado que possuem núcleos do Hemosul não haverá atendimento no feriado prolongado.

O serviço volta ao normal em toda a rede na terça-feira (13).

Jucems

No feriado prolongado não terá atendimento presencial na Jucems, mas a Junta Digital possibilita a realização de diversos serviços através da internet 24h por dia, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE