Live do TJBA sedimenta parceria com o TJMS para Curso de Preparação à Adoção online

| TJMS


Nesta sexta-feira (8), das 9 horas às 11h30 (horário de Brasília), acontece a Live “Mês das Crianças: O Presente da Justiça Baiana para a Construção de um Futuro Melhor', graças a uma parceria entre o Tribunal de Justiça de MS e o TJ da Bahia. A Live será realizada na forma de Webnar, ou seja, de seminário virtual, disponibilizado em plataforma digital. O evento terá transmissão ao vivo no Youtube. Para participar basta acessar o link https://www.youtube.com/channel/UC8evViPB6loeuCxMl-KJRBA/featured.

A desembargadora Elizabete Anache, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) de Mato Grosso do Sul, participará deste encontro, sendo a convidada a conduzir o Painel 2 – Curso à distância de Preparação à Adoção “Nasce uma Família', com início marcado para as 10 horas. A magistrada sul-mato-grossense falará sobre a parceria entre os dois tribunais que possibilitou a migração do curso de Preparação à Adoção desenvolvido pelo TJMS para o tribunal de justiça baiano.

O Curso de Preparação à Adoção “Nasce uma família' foi uma inovação tecnológica desenvolvida pelo TJMS, pois se tratou de um curso online criado estrategicamente para não deixar os pretendentes à adoção sem atendimento durante o período de pandemia que o mundo vive.

“Antes da pandemia, as comarcas do interior, algumas vezes, não tinham pessoal pronto para fazer o curso de preparação para adoção. Então começamos a fazer vídeos para que pudessem utilizar nos cursos, usar de material. Esses vídeos foram ficando guardados e, quando veio a pandemia, percebemos que já tínhamos todo o material pronto para criar um curso na modalidade de EAD. Então montamos o curso na plataforma da Escola Judicial (Ejud-MS) e fizemos o primeiro curso online de preparação à adoção do TJMS', relatou a juíza da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso, Katy Braun do Prado.

A primeira edição do Curso de Preparação à Adoção online aconteceu de 25 de maio a 23 de julho deste ano e já se encontra em sua segunda edição.

A magistrada também contou que a aproximação do TJMS com o TJBA se deu durante uma live sobre adoção da qual participou a convite do tribunal baiano. “Durante a Live as pessoas perguntavam o que poderia ser feito para não paralisar os cursos de adoção. Eu então contei para o Des. Salomão Resedá, que também participava da Live, sobre a iniciativa do curso em EAD. O Des. Salomão ficou muito interessado e perguntou se podíamos compartilhar o curso. Eu então o coloquei em contato com a nossa Coordenadoria da Infância, o que acabou resultando na migração do curso'.

O desembargador Salomão Resedá pertence ao TJBA e é o responsável pela Coordenadoria da Infância da Corte baiana. “Nós já recebemos todo o material do Curso de Preparação à Adoção, o qual está residindo em plataforma da Unicorp – Universidade Cooperativa do Tribunal de Justiça da Bahia. Agora, quando um juiz tiver interesse em promover um curso de adoção em sua comarca, oficiará à Coordenadoria da Infância, que de sua parte fará a comunicação para a Unicorp, que, por meio de tutoras (servidoras da coordenaria), providenciará o curso', informou o magistrado.

Ainda segundo o desembargador, o TJBA possuía uma carência muito grande e nem todos os juízos menores do Estado possuíam capacidade de desenvolver um curso, de modo semelhante ao que ocorria em MS.

“Essa parceria representa uma ajuda muito relevante. Agora vamos suprir essa carência dos juízos menores. Assim, deixo registrado meus mais profundos agradecimentos à Dra. Katy Braun por toda a ajuda, à Desa. Elizabete Anache, que se mostrou, desde o início, muito acessível e solícita, e ao TJMS como um todo. Essa é a gratidão que expresso em nome do TJBA, e, com certeza, em nome também de todos os juízes do nosso Estado e de todos os interessados em adotar uma criança', externou o desembargador.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE