Fiems inicia Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho totalmente online

| ASSESSORIA


A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma série de transformações e não foi diferente com as Sipats (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho), eventos que são obrigatórios nas empresas instaladas no Brasil conforme a legislação trabalhista e que tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre cuidados com a saúde. Na Fiems, a semana começou nesta segunda-feira (05/10) e segue até sexta-feira (09/10) e pela primeira vez o evento é realizado de forma totalmente online.

 

Segundo o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) pelo Senai, Johny Rafael Amarilla Ferraz, reformular toda a Sipat foi desafiador, principalmente porque os encontros sempre foram realizados de forma presencial. “Nós estávamos acostumados a palestras presenciais, reunindo todas as equipes da Fiems no mesmo ambiente e promovendo discussões com todos. Pensar em algo totalmente online foi difícil no início, mas aos poucos fomos nos organizando e deu tudo certo”, afirmou.

 

Ao todo, serão cinco palestras, uma em cada dia da semana, sempre às 13h30, e os colaboradores poderão assistir por meio da plataforma TEAMS, da Microsoft. “Essa é uma ferramenta que nós já utilizávamos na Fiems desde antes da pandemia, então não é nada novo para a equipe da Cipa, que está organizando o evento, nem para os colaboradores, que irão participar. Esperamos que haja grande adesão e participação das pessoas”, completou Johny Rafael.

 

A colaboradora Kamila Taira, membro titular da Cipa pelo Sesi e que ajudou em toda organização do evento, explicou que esse ano a Sipat tem mais uma novidade, os próprios colaboradores serão os palestrantes. “Tínhamos a tendência de trazer especialistas de outros lugares, mas percebemos que temos um quadro de profissionais muito competente e eles é que farão as palestras”, comentou.

 

Palestra

 

Para abrir a Sipat, o tema escolhido foi “Ergonomia na vida real” e a palestrante foi a ergonomista de gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) do Sesi, Priscilla Bueno, que explicou os cuidados posturais e com o ambiente que devem receber atenção para um bom desempenho no trabalho. “Ergonomia é uma disciplina científica que envolve uma boa postura do trabalho e organização”, afirmou.

 

Ela ainda detalhou que é preciso escolher um lugar adequado, limpo, arejado, silencioso e bem iluminado. “Em caso de dúvidas em como se posicionar utilizando o mobiliário mesa e cadeira, mantendo ombros e quadris alinhados, joelhos discretamente abaixo do quadril, pés apoiados no solo ou em descanso para os pés. É importante que o punho fique numa posição neutra, ou seja, sem dobrar, além de haver um encosto adaptado à curvatura da coluna e um descanso de braço na altura do cotovelo”, explicou.

 

Além disso, outros fatores também interferem na produtividade e na qualidade de vida, como uma boa noite de sono. “Por isso, um colchão adequado é fundamental. Ele pode ser ortopédico ou anatômico, de espuma ou de mola, mas o ideal é que não seja nem muito mole, nem muito duro. Isso tudo, apesar de parecer simples, interfere num bom desempenho e na melhor qualidade de vida”, finalizou Priscilla Bueno.

 

Confira a programação dos próximos dias:

 

Terça-feira | 06/10

Ginástica Laboral

 

Quarta-feira | 07/10

Saiba como funciona Inovação aplicada em SST

 

Quinta-feira | 08/10

Reflexos da pandemia na saúde mental

 

Sexta-feira | 09/10

Como aplicar Segurança e Saúde no seu dia-a-dia

 

A Indústria continua por você!

 

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao novo coronavírus (Covid-19) na página especial do Sistema Fiems

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE