Onda de calor se despede nos próximos dias e traz expectativa de mudanças no tempo

| SUBCOM


Há dias, vários pontos do País vêm registrando recordes históricos de calor, entre eles Mato Grosso do Sul. Essa intensa onda de calor que atua no Brasil desde o início da primavera é a causa das temperaturas acima dos 40°C, pois ela impede a formação de nuvens.

Embora a chuva fosse esperada apenas para o final da semana, ontem (6) o Estado registrou pancadas isoladas  de chuva rápida em algumas áreas, como a Capital por exemplo. Segundo o meteorologista Nathálio Abraão a chuva foi ocasionada pela melhora nos índices de umidade relativa do ar que deram condições para a formação de nuvens.

Apesar desse episódio que nem a meteorologia pôde prever, o indicativo é de que o tempo siga abafado e quente pelo menos até o próximo sábado (10) quando as temperaturas iniciam ligeira queda. Durante o feriado estadual da divisão do Estado (11) e nacional de Nossa Senhora Aparecida (12) mudanças são esperadas pela climatologia. 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima manteve a expectativa de retorno da chuva em forma de pancadas isoladas a partir de domingo (11). Chuvas generalizadas tem a possibilidade de acontecer entre a próxima terça (13) e quarta-feira (14), podendo pôr fim a este último período de estiagem que ocorre desde 22 de setembro. O volume para o período ainda será baixo com acumulado de 20 milímetros.

Outra boa notícia é que a partir das chuvas as temperaturas terão ligeiro declínio voltando a normalidade esperada do mês entre 18°C a 35°C em todas as regiões do Estado. 

Já na segunda quinzena do mês as chuvas podem ocorrer de forma mais espalhada a partir do dia 22 de outubro com acumulado de até 20 milímetros. Antes disso, elas devem se concentrar nos setores norte e bolsão associado a corredores de umidade contribuindo com acumulado de até 30 milímetros, conforme estimativa do Cemtec que sugere acompanhamento de tendências.  

Quarta-feira 

Para esta quarta-feira (7) estimativa do Cemtec indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado em todas as regiões e sem expectativa de chuva. 

A umidade relativa do ar estará muito baixa à tarde, com variação de índice entre 50% a 10%, considerado estado de alerta com tendência a emergência pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nas regiões norte e bolsão poderá haver picos abaixo de 10%. 

Vento fraco a moderado em todas as áreas. As temperaturas neste dia poderão variar entre 22°C a 42°C e na capital a mínima está estimada em 26°C e a máxima em 39°C.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE